sábado, 22 de novembro de 2008

E A DENGUE?!...2016...



Depois de defender a candidatura da cidade onde vivo para sediar as Olimpíadas de 2016 junto à seção européia do Comitê Olímpico Internacional, o prefeito eleito Eduardo Paes foi cumprimentado pelo presidente do COI, Jacques Rogge, hoje, em Istambul, na Turquia. O governador do estado do Rio, Sérgio Cabral e Paes comemoraram, na Turquia, a repercussão internacional da candidatura...
É...
E pensar que falta tão pouco para o Verão... Pensar na estação mais quente do ano no Rio é lembrar no "pavor" do mosquito da Dengue (para todas as classes, sendo que os menos favorecidos não conseguem um Hospital Público-descente...). Daqui a pouco, as matrículas nas escolas públicas serão disputadas por milhares de pais em busca de uma sala de aula... Daqui a pouco, ou certamente agora, há tiroteio dentro e fora das comunidades do Rio... Mas 2016 é mais importante... Talvez o ano de 2016 seja tão importante - que até lá - as autoridades comecem a pensar em alguma solução para a "Dengue"... e Tantas outras "Picadas de Mosquitos" que a sociedade atura quando se paga tanto. É... 2016.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Noticiário do Terror

Não, não falo do assassinato da jovem “Eloá” e nem do caso da pequenina “Isabela” - acontecimentos do “TERROR REAL”, que marcaram esse ano, o Brasil.
Comento de FICÇÃO – Filme de Terror- que pretende estar bem próximo à realidade, pelo menos, com a presença do Jornalismo. É o espanhol “REC” – sucesso de bilheteria, em 2007,que chegou ao Brasil semana passada.
A repórter Angela e o repórter cinematográfico - Pablo(diretor de fotografia do filme* Pablo Rosso* ótimo acerto, com um exagero no balanço da famosa câmera 8mm, para ficar próximo ao real – e seu único pertence que aparece no longa é sua bota, em um frame de dois segundos)“gravam Tudo”, exatamente “Tudo” durante ao acompanhamento ao corpo de bombeiros, para um programa de TV - da madrugada... A minúscula equipe jornalística segue com os bombeiros para uma chamada em um prédio residencial,onde uma senhora se machucou e que ninguém entra/ ninguém vai embora... Com a presença dos “Zumbis” - que se multiplicam no edifício por causa de um vírus e, claro, atacam quem passa na frente...
Há quem diga que não agüenta mais filme de terror com a presença dos “Mortos-Vivos”, “Zumbis”,mas confesso que adoro, pois as reações da platéia são sempre diversificadas. Quer algo melhor do que você ouvir um berro ao seu lado, ou uma risada altíssima do outro?!(Filmes de Terror, muitas vezes, conseguem arrancar mais risos do que alguns clichês, mamão com açúcar do que Hollywood nomeia como comédia. É...)
Li em algum jornal de fora, que os atores não sabiam de algumas cenas “assustadoras” (vou deixar pra vocês verem), o que certamente, a direção desejou, mais uma vez, estar próximo ao real... Um susto maior aos “personagens/atores” /à platéia.
“REC” - de Jaume Balagueró e Paco Plaza - não chega a ser um “Diários dos Mortos”, de George Romero, mestre nos “mortos-vivos”, mas vale a pena estar numa sala de cinema para assisti-lo – nem que seja para sentir as diferentes reações de uma platéia, em um filme de terror.

2ps: Caso vá com um amigo, só não comente muito as cenas com ele, ou exagere as risadas nos seus ouvidos... Pois “cinema é uma experiência individual”... Hahaha (Deixei aqui uma obs, do meu grande amigo e cineasta Daniel Maia.

Beijos , até mais, e um pouquinho de “REC”. Caso esteja lendo à noite - veja depois quem está ao seu lado...(bricadeirinha) uhuuuuuuuuuuuuu:



quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Feriado "Consciência"?!... Antes fosse.

Rio, Sampa, Maceió, Manaus e Cuiabá são as capitas do Brasil, das nossas 27, que instituíram feriado para o dia 20 - daqui a pouco. O feriado é o da "Consciência Negra" - uma homenagem ao guerreiro Zumbi dos Palmares...
Sem entrar nos detalhes da história dos maiores líderes do Quilombo dos Palmares, o mais conhecido da resistência negra à escravidão no país - coloco aqui algumas questões:
-Para começar, a "Consciência" no Brasil teria que ser geral, né? Mas, como o seu povo, ela é um tanto "miscigenada". É...
Poderíamos enumerar diversas consciências necessárias...
-"Consciência Negra" , "Consciência Parda", "Consciência Indígena", "Consciência Branca"(sim, nosso país é multicolor, com excluídos de misturadas e diferentes etnias), "Consciência Política", "Consciência Social", "Consciências x,y,z" e mais essas outras todas que estão na sua cabeça - para obter, no mínimo, um país mais "consciente" - NA PRÁTICA.
Ahhhhh, a "Prática" - não aceito falarem que o feriado ao Zumbi é uma "prática" ao não preconceito à etnia negra e, sobretudo - mais importante: a inclusão de negros, pardos, brancos (brasileiros) à saúde, educação, mercado de trabalho, moradia...
Será fácil você ligar a TV e escutar alguma autoridade ressaltando a importância da "consciência negra"´- no seu sentido bonitinho, redondinho e comum.
A "Consciência" e "Liberdade aos negros" do Zumbi, tenho certeza, eram para que um dia (313 anos depois da sua morte - essa quinta), o seu país tivesse como oferecer cidadania para os seus cidadãos.
Consciência da liberdade plena... Não apenas - mais um "dia de folga" - para muitos... Feriado "Consciência"?! Antes fosse.


E "Seu Jorge" - grande cantor-brasileiro-negro (adoro) canta "Brasis":

terça-feira, 18 de novembro de 2008

No tom certo

Hoje recebi o vídeo “Tom Cavalcante – Clipe”. Bom, é óbvio que você o conhece, pois em algum momento ele já arrancou um sorriso seu. Um dos maiores humoristas do Brasil, Tom Cavalcante nasceu com o dom do “Humor” (digo ‘nasceu’ porque não acredito que alguém se torna humorista*) e TC sabe dá o “tom certo” - com o seu feeling e conhecimento para os seus personagens. Personagens - estes um tanto Verde-Amarelos. Brasileiros... (e como esse “imenso valor” é pouco falado).
Mostrar o “tom da nação” não é tarefa fácil – nem o melhor jornalista ou pesquisador do mundo conseguiria apurar tão profundamente um "bom personagem" nas formas como Tom e o grande Chico Anysio, por exemplo, mostram. Vai muito além de uma simples imitação, atuação...
A televisão necessita e se torna pequena demais para esses “monstros dos risos”. (E pensar que Chico Anysio não possui nem - no "mínimo" - um quadro domingo à noite, no “Fantástico”, no momento... Vai aqui minha torcida e voto para no “mínimo” – um quadro do Chico no “Fantástico” : ).
"Show da vida" haha, quer dizer direcionar o “tom da vida” a gente pode até aprender - * mas voltando à citação de como “Tom” – acredito que humoristas nascem humoristas – tal habilidade vem no DNA, sei lá, como quem nasce canhoto, quem nasce destro, quem nasce negro ou branco, entende?! Você pode até ser a alegria da turma, a diversão da família, tirar o silêncio pesado do trabalho, ou debochar daquilo ou daquele que já te machucou e não ficar com nenhum rancor – Sim!!! Acho que eles também possuem tais características – mas essas são apenas habilidades de levar a vida no “tom descontraído”, no “tom ‘Pollyanna’”, no “tom do saber viver...”
E muitos podem até ser considerados humoristas, mas são poucos aqueles que sabem acertar, construir, se entregar, para fazer o “tom do Humor... Certo.”

Confira o vídeo:

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Quando o Rio torna-se São Paulo...





Quando o Rio torna-se São Paulo...

Está certo que uma chuvinha – uma hora e outra – até que “cai” bem... Daí, nós cariocas, não podemos reclamar com ‘São’ Pedro que ele só manda água pra sua quase xará ‘São’ Paulo... Mas uma coisa é certa: basta cair uma chuva um pouco mais forte na cidade do Rio que ela já se torna São Paulo... Pelo TRÂNSITO.

É impressionante: uma chuva, em menos de duas horas, e a cidade pára. Mas essa “parada” não é culpa somente da quantidade d’água e nem da falta de guarda de trânsito... As quantidades de ônibus, táxis, vans – transportes coletivos na nova cidade do Eduardo Paes são coisas de louco. O número desses veículos vem à tona em dia de chuva e se você passar ao lado de um ponto de ônibus, em uma ocasião como essa, pessoas e mais pessoas e mais trabalhadores se aglomeram na esperança de algum transporte pirata ou não/ para deixá-los perto ou próximo de casa.

Ok: confesso que eu deveria usar e abusar do metrô muito mais do que de costume... É... Nessas horas a gente percebe que a culpa do trânsito começa pela a gente mesmo.
Viva o Metrô!


Legenda Foto: Fotos registradas pelo meu humilde "Nokia 5200", da janela do meu carro. Celular este que poderia ter perdido ao fazer essas fotos, afinal, moro no Rio de Janeiro -a cidade da "chuva de bala". Por volta das 20h, no Largo do Machado, volta pra casa.

Festival Internacional de Televisão - em Salvador





Começa hoje e vai até a próxima quarta-feira, dia 19 - O Festival Internacional de Televisão 2008 - do Instituto de Estudos de Televisão (IETV), em SALVADOR. A capital baiana recebe programas inéditos de diferentes países e o debate de TV Digital - com o diretor de interatividade da BAND - Luis Renato Olivalves, no Teatro do IRDEB.

Os interessados no debate sobre TV Digital, que acontece na quarta-feira, às 19h, devem realizar as inscrições pela internet, no site www.ietv.org.br/festival2008. Entrada franca. Outras informações pelo telefone: (21) 2558-8606.

(O único evento do gênero realizado na América Latina completa sua quarta edição e é um dos principais festivais de TV do mundo. O Festival de TV será realizado em Belém do Pará, de 28 a 30 deste mês e já passou pelo Rio de Janeiro e São Paulo, no início deste mês)

domingo, 16 de novembro de 2008

O Negócio é Tentar...


O Negócio é Tentar...

A polícia do Rio tenta controlar... O negócio é tentar.

O celular tenta pegar... O negócio é tentar.

Minha amiga tentou comprar o ingresso pra Madonna... O negócio é tentar.

O “Fenômeno” tentou explicar... O negócio é tentar.

Os veículos em Sampa tentam andar... O negócio é tentar.

Marta Suplicy tentou ganhar... O negócio é tentar.

Os “radares” tentam me pegar... O negócio é tentar.

A gente tenta perdoar... O negócio é tentar.

Luana Piovani tentou voltar... O negócio é tentar.

A “crise econômica” tenta acabar... O negócio é tentar.

E você deve estar na tentativa de ler alguma coisa por aqui. E ficarei na tentativa de ter um blog... Porque o negócio é tentar.

Beijo grande, ótima semana e até mais,


Legenda foto: Há quase um ano (Dezembro 2007), eu e Daniel Maia. Ele tentou me ensinar a andar - de uma vez - com as rodas no gelo. A foto é ele caindo e eu o levantando, mas quem caiu o tempo todo foi essa aqui vos escreve... Ele só caiu por causa da minha persistência de tentar andar um pouquinho mais rápido - no gelo... É... O negócio é tentar.
PP

Formada em Comunicação Social pela PUC-Rio. Jornalista e produtora audiovisual (e qualquer quebra-galho haha), foi repórter do "Jornal dos Sports", nas editorias de Educação, Cultura & Oportunidades, Saúde, Mais Esportes, e especiais de Futebol, entre 02 e 04. Em televisão, produziu e dirigiu o Programa Pessoa Portadora de Deficiência em Debate (TV Alerj), com Georgette Vidor - quando atuou como sua Assessora de Imprensa, durante nove meses. Passou na seleção do programa Estagiar da "TV Globo" - 04/2005 - para a produção de reportagem da Editoria Rio. Produziu reportagens para os jornais RJTV - primeira e segunda edição, Bom Dia Rio e colaborou com a produção de reportagem do Jornal Nacional, Bom Dia Brasil, Jornal Hoje e Jornal da Globo. Produziu também o Globo Cidade. Foi colaboradora da produção de reportagem do Fantástico, onde buscava personagens e pautas. Produziu o Documentário "Saúde do Professor" para a TV Escola - MEC, 2008. Também dirigiu e produziu o documentário "Hácesso" (34 minutos), com o apoio do cineasta Silvio Tendler, que foca o dia-a-dia de quatro pessoas com diferentes tipos de deficiência (superação, sexualidade, trabalho foram uns dos temas focados). Trabalhou durante dois anos na produtora audiovisual Comunicação Alternativa-Comalt onde produziu o longa-metragem "Alô, Alô, Terezinha", filme sobre Chacrinha, de Nelson Hoineff e outros produtos audiovisuais (TV, Cinema e Celular). Em 2009, passou novamente por um perído de reportagem do Fantástico, na Rede Globo. Em setembro de 2009, recebeu o convite do humorista Tom Cavalcante para Roteirista/ Participar da equipe do "Show do Tom", da Rede Record onde ficou até o fim do programa - dezembro de 2011. Em abril de 2012, recebeu o convite para integrar a equipe, como produtora de Reportagem, do novo programa da jornalista-apresentadora Fátima Bernardes, na Rede Globo.


Muitas ideias na cabeça e vontade...





Já colaborou com a comunicação da ONG CVI-Rio direcionada às pessoas com deficiência. Fez muitos bicos de assessorias de imprensa e eventos com escritores do Rio de Janeiro. Mas o primeiro trampo foi como animadora infantil - animou cerca de 300 "parabéns" - com as equipes "Tio Rodrigo"; "Rá, Tim, Bum" e por conta própria... E como aprendeu nessas festas. :)




Jornalismo como Missão. Humor para a Vida...



Buscar a verdade. Responsabilidade Social, muita "responsa"... Trabalhar em Equipe é fundamental para um sucesso de qualquer produto. Ajude quem estiver ao seu lado, independente da atitude do outro. Seja Grato e Gentil. Ética, Persistência (muita persistência), humildade e acreditar em si mesmo também são essenciais. Criatividade (opine), Ousadia e bom-senso. Faça Acontecer. Seu trabalho tem que ser uma diversão pra você. Fique ligado na Tecnologia. Não se "surpreenda" com alguma atitude negativa do seu próximo, apenas tente fazer a diferença naquilo que acredita, naquilo que faz. Não se "surpreenda" se toda sua força e desempenho incomodar - respire forte e continue trabalhando. Você vai "surpreender". A gente colhe o que planta e o mundo dá voltas, muitas voltas...

Sempre Estude muito sua área e um pouquinho das outras. Alguma atividade que ajude às pessoas, mesma que uma hora e outra. Esteja "perto de verdade", curta ao máximo aqueles que gosta, por menor que seja o tempo. É preciso se divertir fora do trabalho para este render mais e mais... E geralmente, as melhores idéias, pautas não acontecem em assembléias, mas nessas horas de lazer. Aprendizado?!?! Eternamente - até o último suspiro... Uffaaaaaaaaaaaaaa! Vamo que vamo...