sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

A Imagem do Brasil...



Rio de Janeiro. Ipanema. Mulheres Lindas. Polícia... Imagens: Violência & Sexo. Você poderia achar que é apenas um filme para maiores de 18 anos, Certo?! Que nada!
Uma campanha publicitária italiana da coleção primavera/verão ( 2ps: verão, Brasil País Tropical, né?! E a Itália e o resto da Europa com tantas locações lindas para essas fotos... Mas não com o mesmo "conteúdo" que a gente passa lá pra fora...)e é por isso que mostra imagens feitas no Posto 10, com duas modelos e policiais com conotação sexual.
(A informação sobre a campanha publicitária e a polêmica em Nápoles chegou ao site do GLOBO por meio do comentário do leitor Luís Celestino de França Júnior no Blog do boa praça e grande Ancelmo Góis - globo online)
Muitos vão dizer que as imagens da nossa polícia, das nossas autoridades estão sendo “violentadas” e que imagem da mulherada também não está nada bem “na foto”... É... Mas não é só isso. Brasil é o país do samba, do futebol... E da Corrupção (como diz um grande jornalista que conheço) – Fato. Dia após dia a imagem piora. Perde o “foco”... Entende?!
2ps2: E isso tudo acontece porque a culpa é nossa – Ok – Não somos exemplos, a imagem do Rio no Brasil e no mundo é dura... (mas aí a gente entra em outras “Histórias”) Rio de Janeiro lá fora, para muitos gringos continua sendo “a capital” do Brasil... Quando não acham que é Copacabana ou Ipanema. É... Duro é ver uma imagem “em uma dessas capitais” (para muitos) a mulher como objeto sexual e a polícia lá... Tirando proveito com seu uniforme, no meio de um expediente para uma propaganda de verão...
2ps3: Amo minha cidade, amo o Brasil. Mas é duro você viver no lugar que muitos que “amam” (ou não) colaboram cada vez mais para essa imagem Brasileira. Certamente, autoridades devem pronunciar alguma coisa, ganharem audiência e depois todo mundo esquecer... E outro país fazer uma campanha parecida, com o Brasil. É...
2ps4: Daria uma lista imensa nesse simples blog e com certeza me jogarão pedras, mas a tecnologia ainda não permite chegá-las (ainda bem porque falariam que é coisa de brasileiro). Mas meu camarada: você que é usuário de droga, você colabora para essa imagem. Você que passa grana na Blitz, você colabora para essa imagem. Você, mulher, que não pode ver um “gringo” e faz sexo por qualquer caipirinha, você colabora com essa imagem... E tantas outras coisas, né?! Será que preciso citar?! Nossos representantes, autoridades e pessoas públicas lá fora (e nem tudo é chegado à imprensa) sempre envolvidos em algum ato de desrespeito moral à sociedade... Sem contarmos o básico – saúde, educação sem ação... Tropas e tropas de Violência. É essa a imagem da “campanha”. Infelizmente...


30 comentários:

  1. POIS É.NINGUÉM CHUTA CACHORRO MORTO. GOSTEI MUITO DO SEU BLOG.MUITO INTELIGENTE E CREIA D-I-F-E-R-E-E-N-T-E ! PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  2. PALOMA, você que também é carioca como eu, sabe que o Rio de Janeiro,se fosse uma comida,seria uma caldeirada de frutos do mar.O brasil todo se mudou para cá!Somos uma nação independente com lindas mulheres ,praias inigualáveis, um povo alegre, brincalhão, muito trabalhador - apesar das restrições que no passado os paulistas mais provincianos nos faziam - e sempre no doce balanço à caminho do mar.Conheço alguns países e não ví em nenhum deles nada que pudesse levar-me a querer não voltar para o meu Rio de Janeiro.Portanto é como eu lhe disse:Ninguém chuta cachorro morto! Agora, também aguentar o César Maia maluquinho-virtual e sua equipe de mãos-leves, reconheço que foi difícil.Mas o OBAMA vai resolver.KKKKKKKKKKKK!

    ResponderExcluir
  3. bem bolado seu post, e foda ver como nosso pais é difamado lá fora.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo31.1.09

    Realmente...suja legal o pais e a policia com esse tipo de propaganda...
    Se bem que no funfo, no fundo...tem uns manes que tiram proveito por estar fardado ne...

    http://technewsup.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. é foda mesmo, mas eu gostei da segunda imagem.

    ResponderExcluir
  6. É.. trsite! Saber como é a imagem do Brasil lá fora. Já viu aquele filme 'TURISTAS'? é, o povo reclama mas não faz muito para mudar essa imagem. Adorei seu blog, e que isso não desita nunca mesmo você escreve muito bem! Um beijo!

    ResponderExcluir
  7. aqui tem a gata da dona do blog

    ela brinca de ser bonita

    ResponderExcluir
  8. Paloma do céu!
    Que blog mara!
    kkkkkkkkkkkkkk
    Eu ainda estou na humildade e me deparo com seu blog, incrível, sério.
    E o post, ótimo, sou de são gonçalo mas todos que moramos no estado sentimos o preconceito. Gostei da segunda foto, com a Kylie Minogue cover.
    Fique com Deus :*

    ResponderExcluir
  9. Adorei seu blog, incrível!
    O layout, os textos, as fotos, tudo muito bem-feito, de ótimo gosto.
    Fique com Deus :*

    ResponderExcluir
  10. Bem bolado!

    Gostei da criatividade, o que vale é a atenção dada a propaganda!

    bye

    ResponderExcluir
  11. Nem me fale em 'TURISTAS!" Rã.
    Isso é ridiculo, mais é a realidade. Ninguem brasileiro se preoculpa com a imagem do pais, Hoje cada um busca a SUA felicidade, que muitas veses se é confudida com a satisfação econômica.
    O lema do Brasil agora é oque?! Sexo, mulher violencia como você citou? Acho que sim.

    ;(

    ResponderExcluir
  12. Brasil é futebol e tem as mulheres mais lindas do mundo

    ResponderExcluir
  13. Que vida boa hein, trabalhar assim até eu

    me visite.

    http://leozukinho18.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Fica bem claro no filme 'turistas'
    a imagem que temos para os estrangeiros.

    www.a-setima-efervescencia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Anônimo31.1.09

    Achei um absurdo essa campanha.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo31.1.09

    Sorry pelo computador desconfigurado...

    O Rio e um Paraiso Tropical. A silhueta enfeitada pelos biquinis tipicamente cariocas parece dar continuidade a paisagem. Ela acompanha o olhar do espectador que apos contemplar o Pao de Acucar se depara com o doce balanco a caminho do mar. Por isso, somos referencia no quesito beleza natural, assim como em outros nao tao comemorativos...

    A Policia corrupta, assim como juizes (a media de denuncias contra eles subiu para 330 por mês!) e os outros poderes são estatísticas bem degradantes para uma nação com um portifolio tão invejável do belo.

    A campanha italiana quis unir os dois, mas não foi feliz. Ficamos ofendidos, e claro. Todos os lugares tem os seus problemas, mas expor uma falha de forma despropositada como fez a campanha e deplorável. E logo eles... Um lugar onde e controlado pela Máfia! A máfia de Nápoles matou milhares de pessoas nos últimos anos (Vejam Gomorra)! O trabalho e uma ofensa não so aos cariocas, mas aos bons policiais, que mesmo em extinção, merecem respeito!

    Sobre TURISTAS, foi o filme mais estúpido que já vi. Tentaram reproduzir um cenário brasileiro que existe apenas na imaginação deles. E que imaginação...

    ResponderExcluir
  17. Paulo, mandei mensagem para o seu blog, certamente vai ver (claro) antes daqui hahah
    c!, fico feliz de você ter gostado, mas sou sempre perfeccionista tem que melhorar muita coisa. Acho que está pantera cor-de-rosa demais o lay, mas uma hora mudo.
    Valeu, Vanderlei! : )
    Gente, realmente "Turistas" é isso aíiiii, adorei a lembrança de vocês e a dica para aqueles que não viram - não lembro se foi em 06 e 07 que vi e esse filme rendeu uma pauta no Fantástico.
    Carlos, futebol e mulher não são tudo, apesar que 99, 9% dos homens brasileiros devem concordar contigo... hahaha Infelizmente.
    Vou visitar seu blog, Léo.
    Valeu, galera voltem sempre e até mais,
    : )

    ResponderExcluir
  18. Light (último post)
    Não sei quem é você ainda... Mas mesmo de saída resolvi passar aqui. Adorei seu texto.
    Muito obrigada e volte sempre! : )

    ResponderExcluir
  19. Anônimo31.1.09

    bom demais
    bjs
    Polly

    ResponderExcluir
  20. Infelizmente essa é a imagem que exportamos. Mas é importante lembrar que existem brasileiros que também propagandeiam imagens negativas do daqui para atrair turistas. Eu vi em Madrid um cartaz com um uma enorme bunda fazendo o anúncio de um pacote de viagem para o Brasil.

    E depois eu sou chato por falar da dança do créu.

    Até.

    ResponderExcluir
  21. Autoridades sem autoriadade... hehe

    ResponderExcluir
  22. é infelizmente o que eles pensam do nosso país , é triste e mais triste ainda é ad mitir que eles não estão completamente errados

    ResponderExcluir
  23. Anônimo1.2.09

    Barbaridade!

    ResponderExcluir
  24. Anônimo1.2.09

    os nossos políticos pouco se preocupam em mudar essa imagem, digamos...profana do nosso país, infelzmente...

    ResponderExcluir
  25. Falar que é totalmente mentira é demais.

    Meu blog: http://noticiapop.com

    ResponderExcluir
  26. Poxa, escrevi um comentário gigante e a net caiu... tentarei reproduzir...

    Nao tenho opiniao formada ainda sobre isso, pq as vezes tento vez as coisas de forma mais simplista, mesmo que seja ingenuidade.

    È claro que o Brasil tem no exterior uma imagem sexualizada, mas ao mesmo tempo, nem eh tão badalado assim la fora, amigos que estão por lá falam que tem gente que nem sabe direito o que eh Brasil.

    Não tem como negar que certas coisas são fetiches... a moda é fetiche...

    se puder passar novamente no meu blog seras bem vinda.

    http://apenas-daniel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. VAleuuuu.... boa sorte para vc tbm... a proposito ja inclui o dois Ps na lista do meu blog...

    Bjs

    ResponderExcluir
  28. O Brasil não é perfeito, mas as pessoas de fora o imaginam como uma imensa selva cheia de mulheres nuas prontas pra dar e policias corruptos (e políticos, duh).
    Hehehe

    http://alacarte-domeujeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. Anônimo1.2.09

    Na verdade, eu acho que cada pessoa contribui um pouquinho para a 'imagem' de qualquer coisa.

    Adorei seu blog. Coloquei o link no meu. =)

    http://congelandomeusmomentos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Anônimo6.2.09

    A verdade é que muita gente lucra com essas imagens que vão para o exterior. Não estão nem aí pro que pensam do Brasil,pois, só querem lucrar com isso.

    ResponderExcluir

PP

Formada em Comunicação Social pela PUC-Rio. Jornalista e produtora audiovisual (e qualquer quebra-galho haha), foi repórter do "Jornal dos Sports", nas editorias de Educação, Cultura & Oportunidades, Saúde, Mais Esportes, e especiais de Futebol, entre 02 e 04. Em televisão, produziu e dirigiu o Programa Pessoa Portadora de Deficiência em Debate (TV Alerj), com Georgette Vidor - quando atuou como sua Assessora de Imprensa, durante nove meses. Passou na seleção do programa Estagiar da "TV Globo" - 04/2005 - para a produção de reportagem da Editoria Rio. Produziu reportagens para os jornais RJTV - primeira e segunda edição, Bom Dia Rio e colaborou com a produção de reportagem do Jornal Nacional, Bom Dia Brasil, Jornal Hoje e Jornal da Globo. Produziu também o Globo Cidade. Foi colaboradora da produção de reportagem do Fantástico, onde buscava personagens e pautas. Produziu o Documentário "Saúde do Professor" para a TV Escola - MEC, 2008. Também dirigiu e produziu o documentário "Hácesso" (34 minutos), com o apoio do cineasta Silvio Tendler, que foca o dia-a-dia de quatro pessoas com diferentes tipos de deficiência (superação, sexualidade, trabalho foram uns dos temas focados). Trabalhou durante dois anos na produtora audiovisual Comunicação Alternativa-Comalt onde produziu o longa-metragem "Alô, Alô, Terezinha", filme sobre Chacrinha, de Nelson Hoineff e outros produtos audiovisuais (TV, Cinema e Celular). Em 2009, passou novamente por um perído de reportagem do Fantástico, na Rede Globo. Em setembro de 2009, recebeu o convite do humorista Tom Cavalcante para Roteirista/ Participar da equipe do "Show do Tom", da Rede Record onde ficou até o fim do programa - dezembro de 2011. Em abril de 2012, recebeu o convite para integrar a equipe, como produtora de Reportagem, do novo programa da jornalista-apresentadora Fátima Bernardes, na Rede Globo.


Muitas ideias na cabeça e vontade...





Já colaborou com a comunicação da ONG CVI-Rio direcionada às pessoas com deficiência. Fez muitos bicos de assessorias de imprensa e eventos com escritores do Rio de Janeiro. Mas o primeiro trampo foi como animadora infantil - animou cerca de 300 "parabéns" - com as equipes "Tio Rodrigo"; "Rá, Tim, Bum" e por conta própria... E como aprendeu nessas festas. :)




Jornalismo como Missão. Humor para a Vida...



Buscar a verdade. Responsabilidade Social, muita "responsa"... Trabalhar em Equipe é fundamental para um sucesso de qualquer produto. Ajude quem estiver ao seu lado, independente da atitude do outro. Seja Grato e Gentil. Ética, Persistência (muita persistência), humildade e acreditar em si mesmo também são essenciais. Criatividade (opine), Ousadia e bom-senso. Faça Acontecer. Seu trabalho tem que ser uma diversão pra você. Fique ligado na Tecnologia. Não se "surpreenda" com alguma atitude negativa do seu próximo, apenas tente fazer a diferença naquilo que acredita, naquilo que faz. Não se "surpreenda" se toda sua força e desempenho incomodar - respire forte e continue trabalhando. Você vai "surpreender". A gente colhe o que planta e o mundo dá voltas, muitas voltas...

Sempre Estude muito sua área e um pouquinho das outras. Alguma atividade que ajude às pessoas, mesma que uma hora e outra. Esteja "perto de verdade", curta ao máximo aqueles que gosta, por menor que seja o tempo. É preciso se divertir fora do trabalho para este render mais e mais... E geralmente, as melhores idéias, pautas não acontecem em assembléias, mas nessas horas de lazer. Aprendizado?!?! Eternamente - até o último suspiro... Uffaaaaaaaaaaaaaa! Vamo que vamo...