sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Além da Folia...




Documentários sobre a maior festa do planeta são muitos, mas não chegam aos pés dos docs norte-americanos sobre Jazz... É...
Noel Rosa, Pixinguinha...
Mas o cineasta Alexandre Iglesias (confesso que o descobri há pouco, antes tarde do que nunca) tem vários filmes sobre Carnaval. (Nossa Cultura Total, gente!)
"Nota 10", "Encontro de Gerações", "Memória do Samba", "Clube do Samba" e "Escola de Bamba I e II"










2ps: DOCUMENTÁRIO "CLUBE DO SAMBA" DE ALEXANDRE IGLESIAS/2008
O carnaval de rua entra em cena no filme e relembra a trajetória do Clube do Samba. O bloco (a partir de 70) passou a ser um símbolo da festa de Momo e um foco de resistência cultural ao abrigar as iniciativas transgressoras dos músicos em plena ditadura militar.

DOCUMENTÁRIOS "ESCOLA DE BAMBAS I E II" - ALEXANDRE IGLESIAS./06/07

A primeira parte mostra o carnaval carioca desde de 1930 até dias de hoje, quando reúne milhares de pessoas de nacionalidades e classes sociais diferentes. E o segundo fala da fase dos desfiles iniciada em 1984, com a construção da Passarela do Samba por encomenda do então governador Leonel Brizola ao arquiteto Oscar Niemeyer. O projeto defendia a Marques de Sapucaí, onde as apresentações já eram realizadas, como um local definitivo para a festa. É... E muito patrocínio... E muito Dinheiro que rola nessa festa. Será que um dia alguém faz um doc sobre isso?!?!... Vontade é o que não falta.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Dia do que?! De quem?! Onde?! Quando?!..............






















Todo Dia é Dia de alguma coisa e de todo mundo. E quando você está em redação pode acreditar que alguém vai sugerir uma pauta sobre esse tal “Dia de Alguma Coisa”... A criatividade de um repórter é que faz a diferença para o Dia X, Y, Z – não ser mais uma “pauta” igual aquela do ano anterior... E de todos os outros dias. É... E por falar em Repórter e Data – na segunda-feira passada (dia 16) foi dia sabe de quem?!
Do REPÓRTER. Hahah É.
Quando pequena, minha referência de repórter sempre foi Lois Lane... É... Aquela dos americanos (Super-Homem). Certo, que na época não falava em ser jornalista, mas era assumidamente fã de Lois Lane... Em seguida, meu programa preferido depois da escola: “Aqui Agora” – minha referência eram eles... É...

Minhas referências Mudaram... E dia após dia (principalmente, nesses humildes sete anos no Jornalismo) aprendo a importância da responsabilidade social, da ética, da busca pela verdade que a profissão exige. A carreira não é fácil, os salários e o mercado menos ainda hahaha – mas tem algo que impulsiona (o básico, a meu ver, para toda profissão) – a Paixão pelo que se Faz.

E para “celebrar” tal dia gostaria de citar pra vocês alguns exemplos de repórteres que vivem pela notícia, pela busca da verdade, que prezam a profissão longe de qualquer vaidade, que infelizmente, como todo lugar de trabalho é possível notar...
– Vamos começar pelos repórteres do interior do Brasil (fora do eixo Rio-SP, ok?). São eles: os editores, repórteres dos jornais impressos locais, das pequenas e grandes rádios, das emissoras de TV locais – muitas delas afiliadas das grandes... E muitos Blogueiros...

Como essa galera luta diariamente, gente?! (e quando você viaja para esses locais que você dá conta de tanto profissional competente, quanto material poderia ser mostrado na grande mídia... Mas aí já partimos pra outras discussões..., enfim)
São muitos... Admiração é admiração – e entre dezenas são esses que são da minha lista top (eles odiariam esse “top”), mas tudo bem, o texto é meu hahaha:
- Eduardo Faustini (Fantástico TV Globo), Geneton Morais Neto (Fantástico TV Globo), Chico Otávio (O Globo), Marcelo Tas (BlogdoTas/CQC), Evandro Texeira (Repórter Fotográfico), Ermelinda Rita (Rádio CBN), Gabriel Elizzondo (Tv Aljazera), Marcelo Ahmed (TV Globo), Caco Barcellos... Quer saber o porquê dos nomes citados?! Aí, vou deixar por conta de vocês – no google, youtube, sites... Mas uma palavra os resume: REPÓRTERES. Basta?!

2ps: Certamente, voltarei a falar deles e de outros (vivos ou não) por aqui... Mas adoraria receber comentários de vocês.

2ps1: Um bom editor de texto e de imagem tem que ser um bom repórter, um bom cinegrafista tem que ser bom repórter, um bom assessor tem que ser bom repórter, um bom fotógrafo tem que ser bom repórter, um bom colunista tem que ser bom repórter, um documentarista tem que ser bom repórter, um produtor tem que ser bom repórter, um diretor de redação tem que ser bom repórter, um apresentador se for bom repórter faz diferença. Um Bom Repórter é um Bom Jornalista (e não precisa de diploma... Mas isso já fica pra “próxima pauta de algum dia...”)

2ps2: Take "Sala de Aula" - Maranhão (março/2008) - Reportagem EDUARDO FAUSTINI
(o nome a gente pode falar...) "Na terceira maior cidade do Maranhão, crianças não têm o que comer na escola. E o banheiro delas é o mato. Sem merenda, alunos levam de casa tudo o que têm para o lanche: farinha, óleo e sal. Enquanto isso, a prefeitura compra 22 toneladas de uma carne que não existe..."
E Foto (PB) de EVANDRO TEXEIRA.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

CAMPANHA NACIONAL PARA INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

A Secretaria Especial de Direitos Humanos lançou a campanha publicitária nacional pela inclusão de pessoas com deficiência – “Iguais na Diferença”. O filme da campanha se utiliza simultaneamente de três recursos de acessibilidade: áudio-descrição, legendas e Libras (Língua Brasileira de Sinais).

A campanha já rola em todas as redes de TV e cadeia de cinemas. Coisa boa...
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência. No Brasil o número é muito significativo, existem cerca de 25 milhões de pessoas que possuem algum tipo de deficiência.

2ps: O Vídeo é demais. O filme aproveita os versos de "Condição" do Super Lulu em diversos planos, como num clipe que mostra cenas de convivência entre pessoas com e sem deficiência. O comercial possui uma sequência de pessoas cantarolando a canção em diversas situações: "Eu não sou diferente de ninguém / Quase todo mundo faz assim. / Eu me viro bem melhor / Quando tá mais pra bom que pra ruim. / Não quero causar impacto. / Nem tampouco sensação. / O que eu digo é muito exato / É o que cabe na canção. / Eu não sei viver triste, sozinho: É a minha condição". A locução em off encerra com a afirmação: "Iguais na diferença. Campanha pela inclusão das pessoas com deficiência." "Brasil. Um País de todos." Tomara... E que a consciência esteja com cada um de nós.

2ps1: O meu humilde documentário/monografia que produzi e dirigi no primeiro semestre de 2006, "Hácesso" (prometo que ainda colocarei no youtube - também contou com o mesmo tema - inclusão das pessoas com deficiência, e com Lulu Santos : ) - mas com "Tempos Modernos" que amo de paixão). Aliás, "A Cura" do Lulu também foi colocada durante apresentações das discussões das pesquisas de células-troncos...
Música é Vida... E toda Vida tem a sua trilha, né gente?! : )


Ótima semana e fiquem atentos para essa campanha! Atentos no dia-a-dia...
PP

Formada em Comunicação Social pela PUC-Rio. Jornalista e produtora audiovisual (e qualquer quebra-galho haha), foi repórter do "Jornal dos Sports", nas editorias de Educação, Cultura & Oportunidades, Saúde, Mais Esportes, e especiais de Futebol, entre 02 e 04. Em televisão, produziu e dirigiu o Programa Pessoa Portadora de Deficiência em Debate (TV Alerj), com Georgette Vidor - quando atuou como sua Assessora de Imprensa, durante nove meses. Passou na seleção do programa Estagiar da "TV Globo" - 04/2005 - para a produção de reportagem da Editoria Rio. Produziu reportagens para os jornais RJTV - primeira e segunda edição, Bom Dia Rio e colaborou com a produção de reportagem do Jornal Nacional, Bom Dia Brasil, Jornal Hoje e Jornal da Globo. Produziu também o Globo Cidade. Foi colaboradora da produção de reportagem do Fantástico, onde buscava personagens e pautas. Produziu o Documentário "Saúde do Professor" para a TV Escola - MEC, 2008. Também dirigiu e produziu o documentário "Hácesso" (34 minutos), com o apoio do cineasta Silvio Tendler, que foca o dia-a-dia de quatro pessoas com diferentes tipos de deficiência (superação, sexualidade, trabalho foram uns dos temas focados). Trabalhou durante dois anos na produtora audiovisual Comunicação Alternativa-Comalt onde produziu o longa-metragem "Alô, Alô, Terezinha", filme sobre Chacrinha, de Nelson Hoineff e outros produtos audiovisuais (TV, Cinema e Celular). Em 2009, passou novamente por um perído de reportagem do Fantástico, na Rede Globo. Em setembro de 2009, recebeu o convite do humorista Tom Cavalcante para Roteirista/ Participar da equipe do "Show do Tom", da Rede Record onde ficou até o fim do programa - dezembro de 2011. Em abril de 2012, recebeu o convite para integrar a equipe, como produtora de Reportagem, do novo programa da jornalista-apresentadora Fátima Bernardes, na Rede Globo.


Muitas ideias na cabeça e vontade...





Já colaborou com a comunicação da ONG CVI-Rio direcionada às pessoas com deficiência. Fez muitos bicos de assessorias de imprensa e eventos com escritores do Rio de Janeiro. Mas o primeiro trampo foi como animadora infantil - animou cerca de 300 "parabéns" - com as equipes "Tio Rodrigo"; "Rá, Tim, Bum" e por conta própria... E como aprendeu nessas festas. :)




Jornalismo como Missão. Humor para a Vida...



Buscar a verdade. Responsabilidade Social, muita "responsa"... Trabalhar em Equipe é fundamental para um sucesso de qualquer produto. Ajude quem estiver ao seu lado, independente da atitude do outro. Seja Grato e Gentil. Ética, Persistência (muita persistência), humildade e acreditar em si mesmo também são essenciais. Criatividade (opine), Ousadia e bom-senso. Faça Acontecer. Seu trabalho tem que ser uma diversão pra você. Fique ligado na Tecnologia. Não se "surpreenda" com alguma atitude negativa do seu próximo, apenas tente fazer a diferença naquilo que acredita, naquilo que faz. Não se "surpreenda" se toda sua força e desempenho incomodar - respire forte e continue trabalhando. Você vai "surpreender". A gente colhe o que planta e o mundo dá voltas, muitas voltas...

Sempre Estude muito sua área e um pouquinho das outras. Alguma atividade que ajude às pessoas, mesma que uma hora e outra. Esteja "perto de verdade", curta ao máximo aqueles que gosta, por menor que seja o tempo. É preciso se divertir fora do trabalho para este render mais e mais... E geralmente, as melhores idéias, pautas não acontecem em assembléias, mas nessas horas de lazer. Aprendizado?!?! Eternamente - até o último suspiro... Uffaaaaaaaaaaaaaa! Vamo que vamo...