quarta-feira, 2 de novembro de 2011

DOIS DOCUMENTÁRIOS, DOIS MESTRES!

Dois Grandes Documentários estão vindo por aí nas salas dos 'nossos cinemas': "As Canções" (previsão para estrear dia 8 de dezembro) de um dois maiores documentaristas do Brasil, Eduardo Coutinho e "Raul-O Início, o Fim e o Meio" (27 de Janeiro nos cinemas) do genial Walter Carvalho. Assisti ambos na semana passada na Mostra São Paulo e confesso (além de toda paixão por documentários) Sim, "São Dois Baitas Filmes" - Não esperava outra coisa vindo dos dois Mestres Coutinho e Walter Carvalho. Em ambos, o riso e a emoção são presentes (quer coisa melhor em um filme?! Gargalhadas e um pouquinho daquela lágrima gostosa que mexe lá dentro... Pois é). Além disso, certamente, você vai cantar algum pedacinho junto com os personagens do Coutinho ou com os sucessos do Raul Seixas.

Tudo isso porque em "As Canções" (melhor documentário do Festival do Rio 2011), Coutinho reuniu grandes personagens que contam (e cantam rs) suas músicas favoritas, que marcaram suas vidas, claro, com boas histórias pra contar. No filme Raul, Walter Carvalho e equipe (montagem de Pablo Ribeiro e deixo um registro para isso porque conheço o trabalho genial do Pablo) mostra a vida do roqueiro, do seu início - fascinado por Elvis Presley (também conta com boas imagens do Rei do Rock), tudo que passou ao lado do Paulo Coelho e seus últimos dias quando tocava com Marcelo Nova. O diálogo entre as ex-companheiras e as filhas também é um dos destaques do "Raul- o Início, o Fim e O Meio".

Então, ficam aqui duas grandes dicas! Viva o Cinema Nacional! Viva Eduardo Coutinho! Viva Walter Carvalho! Documentários... :)

Confiram:







2ps:
Pra mim, Coutinho e Walter Carvalho (além de ser um dos maiores diretores de fotografia) são Dois Gênios! Não é exagero... Profissionalismo, Sensibilidade, capacidade de ouvir o outro, registrando sem sentimentalismos as emoções de "personagens reais" não é pouca coisa. "Janela da Alma" do Walter Carvalho, "Edifício Master" do Coutinho são uns dos meus documentários preferidos. Ficaria por aqui um longo tempo falando das muitas e muitas obras e qualidades dos Dois Mestres. Mas uma coisa que vejo neles (e outros gênios que admiro e também tive a oportunidade de conhecer) e compartilho com vocês: os gênios de verdade são os mais simples. É.
PP

Formada em Comunicação Social pela PUC-Rio. Jornalista e produtora audiovisual (e qualquer quebra-galho haha), foi repórter do "Jornal dos Sports", nas editorias de Educação, Cultura & Oportunidades, Saúde, Mais Esportes, e especiais de Futebol, entre 02 e 04. Em televisão, produziu e dirigiu o Programa Pessoa Portadora de Deficiência em Debate (TV Alerj), com Georgette Vidor - quando atuou como sua Assessora de Imprensa, durante nove meses. Passou na seleção do programa Estagiar da "TV Globo" - 04/2005 - para a produção de reportagem da Editoria Rio. Produziu reportagens para os jornais RJTV - primeira e segunda edição, Bom Dia Rio e colaborou com a produção de reportagem do Jornal Nacional, Bom Dia Brasil, Jornal Hoje e Jornal da Globo. Produziu também o Globo Cidade. Foi colaboradora da produção de reportagem do Fantástico, onde buscava personagens e pautas. Produziu o Documentário "Saúde do Professor" para a TV Escola - MEC, 2008. Também dirigiu e produziu o documentário "Hácesso" (34 minutos), com o apoio do cineasta Silvio Tendler, que foca o dia-a-dia de quatro pessoas com diferentes tipos de deficiência (superação, sexualidade, trabalho foram uns dos temas focados). Trabalhou durante dois anos na produtora audiovisual Comunicação Alternativa-Comalt onde produziu o longa-metragem "Alô, Alô, Terezinha", filme sobre Chacrinha, de Nelson Hoineff e outros produtos audiovisuais (TV, Cinema e Celular). Em 2009, passou novamente por um perído de reportagem do Fantástico, na Rede Globo. Em setembro de 2009, recebeu o convite do humorista Tom Cavalcante para Roteirista/ Participar da equipe do "Show do Tom", da Rede Record onde ficou até o fim do programa - dezembro de 2011. Em abril de 2012, recebeu o convite para integrar a equipe, como produtora de Reportagem, do novo programa da jornalista-apresentadora Fátima Bernardes, na Rede Globo.


Muitas ideias na cabeça e vontade...





Já colaborou com a comunicação da ONG CVI-Rio direcionada às pessoas com deficiência. Fez muitos bicos de assessorias de imprensa e eventos com escritores do Rio de Janeiro. Mas o primeiro trampo foi como animadora infantil - animou cerca de 300 "parabéns" - com as equipes "Tio Rodrigo"; "Rá, Tim, Bum" e por conta própria... E como aprendeu nessas festas. :)




Jornalismo como Missão. Humor para a Vida...



Buscar a verdade. Responsabilidade Social, muita "responsa"... Trabalhar em Equipe é fundamental para um sucesso de qualquer produto. Ajude quem estiver ao seu lado, independente da atitude do outro. Seja Grato e Gentil. Ética, Persistência (muita persistência), humildade e acreditar em si mesmo também são essenciais. Criatividade (opine), Ousadia e bom-senso. Faça Acontecer. Seu trabalho tem que ser uma diversão pra você. Fique ligado na Tecnologia. Não se "surpreenda" com alguma atitude negativa do seu próximo, apenas tente fazer a diferença naquilo que acredita, naquilo que faz. Não se "surpreenda" se toda sua força e desempenho incomodar - respire forte e continue trabalhando. Você vai "surpreender". A gente colhe o que planta e o mundo dá voltas, muitas voltas...

Sempre Estude muito sua área e um pouquinho das outras. Alguma atividade que ajude às pessoas, mesma que uma hora e outra. Esteja "perto de verdade", curta ao máximo aqueles que gosta, por menor que seja o tempo. É preciso se divertir fora do trabalho para este render mais e mais... E geralmente, as melhores idéias, pautas não acontecem em assembléias, mas nessas horas de lazer. Aprendizado?!?! Eternamente - até o último suspiro... Uffaaaaaaaaaaaaaa! Vamo que vamo...