domingo, 15 de fevereiro de 2009

CAMPANHA NACIONAL PARA INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

A Secretaria Especial de Direitos Humanos lançou a campanha publicitária nacional pela inclusão de pessoas com deficiência – “Iguais na Diferença”. O filme da campanha se utiliza simultaneamente de três recursos de acessibilidade: áudio-descrição, legendas e Libras (Língua Brasileira de Sinais).

A campanha já rola em todas as redes de TV e cadeia de cinemas. Coisa boa...
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência. No Brasil o número é muito significativo, existem cerca de 25 milhões de pessoas que possuem algum tipo de deficiência.

2ps: O Vídeo é demais. O filme aproveita os versos de "Condição" do Super Lulu em diversos planos, como num clipe que mostra cenas de convivência entre pessoas com e sem deficiência. O comercial possui uma sequência de pessoas cantarolando a canção em diversas situações: "Eu não sou diferente de ninguém / Quase todo mundo faz assim. / Eu me viro bem melhor / Quando tá mais pra bom que pra ruim. / Não quero causar impacto. / Nem tampouco sensação. / O que eu digo é muito exato / É o que cabe na canção. / Eu não sei viver triste, sozinho: É a minha condição". A locução em off encerra com a afirmação: "Iguais na diferença. Campanha pela inclusão das pessoas com deficiência." "Brasil. Um País de todos." Tomara... E que a consciência esteja com cada um de nós.

2ps1: O meu humilde documentário/monografia que produzi e dirigi no primeiro semestre de 2006, "Hácesso" (prometo que ainda colocarei no youtube - também contou com o mesmo tema - inclusão das pessoas com deficiência, e com Lulu Santos : ) - mas com "Tempos Modernos" que amo de paixão). Aliás, "A Cura" do Lulu também foi colocada durante apresentações das discussões das pesquisas de células-troncos...
Música é Vida... E toda Vida tem a sua trilha, né gente?! : )


Ótima semana e fiquem atentos para essa campanha! Atentos no dia-a-dia...

3 comentários:

  1. avante a inclusão social dos deficientes
    mta coisa tem q ser feita ainda!...


    parabens pelo blog..

    e tá convidadaa vir nomeu viow

    tem
    a Coluna do Lula...
    noticias noticiosas mto válidas
    a nova banda de sucesso internacional!
    e mto mais em:

    www.bagageirodocurioso.spaceblog.com.br

    abraço e boa semana

    ResponderExcluir
  2. Inclusão já. Ainda temos que aprender muito sobre isso.
    Mas estamos indo pelo caminho certo!!!

    Parabéns pelo blog e quando puder, dá uma passada lá no meu!!!

    http://subversoz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Anônimo4.2.10

    estou fazendo uma monografia sobre acessibilidade e gostaria de uma indicação de materiais alexsandrocivil@hotmail.com

    ResponderExcluir

PP

Formada em Comunicação Social pela PUC-Rio. Jornalista e produtora audiovisual (e qualquer quebra-galho haha), foi repórter do "Jornal dos Sports", nas editorias de Educação, Cultura & Oportunidades, Saúde, Mais Esportes, e especiais de Futebol, entre 02 e 04. Em televisão, produziu e dirigiu o Programa Pessoa Portadora de Deficiência em Debate (TV Alerj), com Georgette Vidor - quando atuou como sua Assessora de Imprensa, durante nove meses. Passou na seleção do programa Estagiar da "TV Globo" - 04/2005 - para a produção de reportagem da Editoria Rio. Produziu reportagens para os jornais RJTV - primeira e segunda edição, Bom Dia Rio e colaborou com a produção de reportagem do Jornal Nacional, Bom Dia Brasil, Jornal Hoje e Jornal da Globo. Produziu também o Globo Cidade. Foi colaboradora da produção de reportagem do Fantástico, onde buscava personagens e pautas. Produziu o Documentário "Saúde do Professor" para a TV Escola - MEC, 2008. Também dirigiu e produziu o documentário "Hácesso" (34 minutos), com o apoio do cineasta Silvio Tendler, que foca o dia-a-dia de quatro pessoas com diferentes tipos de deficiência (superação, sexualidade, trabalho foram uns dos temas focados). Trabalhou durante dois anos na produtora audiovisual Comunicação Alternativa-Comalt onde produziu o longa-metragem "Alô, Alô, Terezinha", filme sobre Chacrinha, de Nelson Hoineff e outros produtos audiovisuais (TV, Cinema e Celular). Em 2009, passou novamente por um perído de reportagem do Fantástico, na Rede Globo. Em setembro de 2009, recebeu o convite do humorista Tom Cavalcante para Roteirista/ Participar da equipe do "Show do Tom", da Rede Record onde ficou até o fim do programa - dezembro de 2011. Em abril de 2012, recebeu o convite para integrar a equipe, como produtora de Reportagem, do novo programa da jornalista-apresentadora Fátima Bernardes, na Rede Globo.


Muitas ideias na cabeça e vontade...





Já colaborou com a comunicação da ONG CVI-Rio direcionada às pessoas com deficiência. Fez muitos bicos de assessorias de imprensa e eventos com escritores do Rio de Janeiro. Mas o primeiro trampo foi como animadora infantil - animou cerca de 300 "parabéns" - com as equipes "Tio Rodrigo"; "Rá, Tim, Bum" e por conta própria... E como aprendeu nessas festas. :)




Jornalismo como Missão. Humor para a Vida...



Buscar a verdade. Responsabilidade Social, muita "responsa"... Trabalhar em Equipe é fundamental para um sucesso de qualquer produto. Ajude quem estiver ao seu lado, independente da atitude do outro. Seja Grato e Gentil. Ética, Persistência (muita persistência), humildade e acreditar em si mesmo também são essenciais. Criatividade (opine), Ousadia e bom-senso. Faça Acontecer. Seu trabalho tem que ser uma diversão pra você. Fique ligado na Tecnologia. Não se "surpreenda" com alguma atitude negativa do seu próximo, apenas tente fazer a diferença naquilo que acredita, naquilo que faz. Não se "surpreenda" se toda sua força e desempenho incomodar - respire forte e continue trabalhando. Você vai "surpreender". A gente colhe o que planta e o mundo dá voltas, muitas voltas...

Sempre Estude muito sua área e um pouquinho das outras. Alguma atividade que ajude às pessoas, mesma que uma hora e outra. Esteja "perto de verdade", curta ao máximo aqueles que gosta, por menor que seja o tempo. É preciso se divertir fora do trabalho para este render mais e mais... E geralmente, as melhores idéias, pautas não acontecem em assembléias, mas nessas horas de lazer. Aprendizado?!?! Eternamente - até o último suspiro... Uffaaaaaaaaaaaaaa! Vamo que vamo...