quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Dia do que?! De quem?! Onde?! Quando?!..............






















Todo Dia é Dia de alguma coisa e de todo mundo. E quando você está em redação pode acreditar que alguém vai sugerir uma pauta sobre esse tal “Dia de Alguma Coisa”... A criatividade de um repórter é que faz a diferença para o Dia X, Y, Z – não ser mais uma “pauta” igual aquela do ano anterior... E de todos os outros dias. É... E por falar em Repórter e Data – na segunda-feira passada (dia 16) foi dia sabe de quem?!
Do REPÓRTER. Hahah É.
Quando pequena, minha referência de repórter sempre foi Lois Lane... É... Aquela dos americanos (Super-Homem). Certo, que na época não falava em ser jornalista, mas era assumidamente fã de Lois Lane... Em seguida, meu programa preferido depois da escola: “Aqui Agora” – minha referência eram eles... É...

Minhas referências Mudaram... E dia após dia (principalmente, nesses humildes sete anos no Jornalismo) aprendo a importância da responsabilidade social, da ética, da busca pela verdade que a profissão exige. A carreira não é fácil, os salários e o mercado menos ainda hahaha – mas tem algo que impulsiona (o básico, a meu ver, para toda profissão) – a Paixão pelo que se Faz.

E para “celebrar” tal dia gostaria de citar pra vocês alguns exemplos de repórteres que vivem pela notícia, pela busca da verdade, que prezam a profissão longe de qualquer vaidade, que infelizmente, como todo lugar de trabalho é possível notar...
– Vamos começar pelos repórteres do interior do Brasil (fora do eixo Rio-SP, ok?). São eles: os editores, repórteres dos jornais impressos locais, das pequenas e grandes rádios, das emissoras de TV locais – muitas delas afiliadas das grandes... E muitos Blogueiros...

Como essa galera luta diariamente, gente?! (e quando você viaja para esses locais que você dá conta de tanto profissional competente, quanto material poderia ser mostrado na grande mídia... Mas aí já partimos pra outras discussões..., enfim)
São muitos... Admiração é admiração – e entre dezenas são esses que são da minha lista top (eles odiariam esse “top”), mas tudo bem, o texto é meu hahaha:
- Eduardo Faustini (Fantástico TV Globo), Geneton Morais Neto (Fantástico TV Globo), Chico Otávio (O Globo), Marcelo Tas (BlogdoTas/CQC), Evandro Texeira (Repórter Fotográfico), Ermelinda Rita (Rádio CBN), Gabriel Elizzondo (Tv Aljazera), Marcelo Ahmed (TV Globo), Caco Barcellos... Quer saber o porquê dos nomes citados?! Aí, vou deixar por conta de vocês – no google, youtube, sites... Mas uma palavra os resume: REPÓRTERES. Basta?!

2ps: Certamente, voltarei a falar deles e de outros (vivos ou não) por aqui... Mas adoraria receber comentários de vocês.

2ps1: Um bom editor de texto e de imagem tem que ser um bom repórter, um bom cinegrafista tem que ser bom repórter, um bom assessor tem que ser bom repórter, um bom fotógrafo tem que ser bom repórter, um bom colunista tem que ser bom repórter, um documentarista tem que ser bom repórter, um produtor tem que ser bom repórter, um diretor de redação tem que ser bom repórter, um apresentador se for bom repórter faz diferença. Um Bom Repórter é um Bom Jornalista (e não precisa de diploma... Mas isso já fica pra “próxima pauta de algum dia...”)

2ps2: Take "Sala de Aula" - Maranhão (março/2008) - Reportagem EDUARDO FAUSTINI
(o nome a gente pode falar...) "Na terceira maior cidade do Maranhão, crianças não têm o que comer na escola. E o banheiro delas é o mato. Sem merenda, alunos levam de casa tudo o que têm para o lanche: farinha, óleo e sal. Enquanto isso, a prefeitura compra 22 toneladas de uma carne que não existe..."
E Foto (PB) de EVANDRO TEXEIRA.

27 comentários:

  1. Parabéns atrasado pelo seu dia :)
    Sucesso sempre!
    ;*

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário e parabéns pelo blog. Só retribuindo a visita.

    ResponderExcluir
  3. Todo dia realmente é dia de algo... Mas ser Jornalista é um aglo tão mágio... Antes de virar Blogueiro meu sonho era fazer História... mas depois que comecei com isso... me deu uma balançada entre a História e o Jornalismo que Meu Deus.... Parabéns pelo Post... E Realmente o Marcelo Tas como Blogueiro e Apresentador do CQC é gênio...

    ResponderExcluir
  4. acho que o comentario anterior nao gravou. gosto do seu trabalho. e gosto muito da ousadia e do cerebro que funciona de verdade. abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá, adorei sua visita e comentário.. Algumas vezes parece que as pessoas comentam no blog por obrigação, e poucas realmente lêem o que está escrito né.. Notei que vc faz parte desse grupo seleto de leitores..
    Vi que ama sua profissão, isso é essencial.. Olha que tbm adoro a minha, mas confesso que não lembro quando é o dia do Adminsitrador.. rss
    Parabéns e sucesso!!

    ResponderExcluir
  6. Gostei do blog ...vou acompanhar!!!

    http://wwwpicoledechuchu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Anônimo19.2.09

    Olá, gostei muito do perfil do seu blog.

    A gente alimenta o vício na faculdade de que repórter é só aquele que suja os pés de barro, que corre atrás da notícia, que vive nas ruas e não na redação. (In)felizmente, esse perfil ganhou outras dimensões. Ser repórter, ou seja, reportar um acontecimento, é muito mais do que ser testemunha ocular do fato. Atuo como repórter a partir do momento que passo a relacionar dados históricos, descrever situações, analisar corportamentos. Ser repórter é ter a consciência de que sua palavra constrói uma determinada leitura da realidade, e que não pode ser jamais tida como verdade absoluta.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Vários desconhecidos mas ótimos profissionais....parabéns a todos que de alguma forma levam conhecimento e informação para a população!!!

    ResponderExcluir
  9. Anônimo19.2.09

    Super maneiro seu blog
    ========================
    vale a pena conferir.
    blog: http://pointdaspromocoes.blogspot.com/
    Comunidade:http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=11991615
    tem varia Promoções grátis pra galera.
    atualizado diariamente
    participem e boa sorte!!

    ResponderExcluir
  10. muito interessante, gostei muito
    xD
    boa sorte com o blog


    http://sonabrisa.nomemix.com/
    comente as postagen mais antigas tabem,
    e entre na comunidade dele
    http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=23965519
    atualização diaria.

    ResponderExcluir
  11. Falando em dia de alguma coisa, tá chegando o meu dia!
    Ótimo post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Bom..
    começando..
    seu texto é legal..
    linguagem bem cotidiana, dá pra quem ler, perceber do que se trata.
    A paixão pelo o que se faz,isso que realmente deveria importar.. e nada de uma provinha, que define sua vida(crítica aos vestibulares), bom , mas isso já é outro assunto.

    Adoro reporteres da globo.
    sobre o Ma, eu moro aqui,em São Luís, e a situação não é nada boa, esqueceram daqui
    :)

    ResponderExcluir
  13. Verdade ..sempre há "comemoração" todos os dias é dia de alguém, de algum profissional, de alguma coisa .. será que ainda há dias pra serem "comemorados"??? ...

    Parabéns atrasado .. rsrs

    Sucesso!!

    ResponderExcluir
  14. Anônimo19.2.09

    Retribuindo a visita! Realmente, um excelente repórter não deve ter limites. O cara vai à fundo para transmitir a informação. Se cansa, se arrisca, mas gosta... isso é o mais legal!
    Lembrando do saudoso Tim Lopes... morreu pela profissão. Fez de tudo pra levar à informação aos telespectadores... e deu no que deu... é uma pena! Ele não fez mais do que a profisso dele... a profissão de repórter!

    T+!

    ResponderExcluir
  15. Parabéns atrasadoOO! =D

    ResponderExcluir
  16. Ótimo post!
    Parabéns!
    Sei como é a vida de jornalista e sei que não é fácil.
    Abraço

    http://apanhadogeral.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  17. essas imagens são impresionante

    ResponderExcluir
  18. Anônimo19.2.09

    Parabéns atrasado

    realmente, não sei o que seria do jornalismo sem os reporteres ! Parabéns pelo trabalho

    ResponderExcluir
  19. bellissimo seu blog prbns essas imagens sao
    muito chocante.

    ResponderExcluir
  20. "Aqui, Agora", programa preferido?

    Rindo muito aqui, lembrando do Gil Gomesssssss...

    kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  21. Anônimo19.2.09

    Diferente de tantas profissões, jornalista não é especialista em absolutamente nada. Por outro lado, transitamos por bastidores que nenhum outro expert ousa trafegar. E é esse o plus da profissão!

    Um bom jornalista precisa ser um repórter por natureza. Ter a mente inquieta, um faro aguçado que o permita desconfiar, mas também acreditar.
    Precisa viajar, ler e ter sede de aprendizado consciente de que ele está tanto na próxima esquina quanto do outro lado do mundo. Compreender o servente e o diretor, o mendigo e o presidente na tentativa de transmitir uma mensagem que não encontra canal para ser propagada.

    O repórter é a ferramenta contra a impunidade com potencial extremamente transformador, é o olhar que ultrapassa o campo de visão comum em busca de alguma denúncia com a finalidade de informar, alertar, salvar, seja com seriedade ou humor!

    Muitos não descobriram ainda este potencial ou não o utilizam com o empenho que deveriam. Como tudo na vida tem dois lados, o jornalismo não está excluído deste paradigma. Que saibamos optar pelo melhor caminho!

    ResponderExcluir
  22. oi td bom?muito bom o post,e parabéns atrasado viu,confesso que marcelo tas e caco são meus preferidos,mas tem outros também que acho que fazem uma grande diferença,mente aberta em um jornalista deve ser uma diferença a mais viu hehe bjus e sorte!!!

    ResponderExcluir
  23. Anônimo20.2.09

    Sou estudante de jornalismo, acho tudo isso realmente muito digno.
    É sempre bom presenciar, na pessoa desses repórteres, o que podemos fazer para mudar a nossa própria realidade. É uma honra pertencer a tudo isso.

    ResponderExcluir
  24. Ola! passando pra retribuir a visita, agradecer por vc me seguir e avisar que tb estou te seguindo, lindo blog

    http//epifannias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Acho que essas datas, ou o calendário de datas como um todo, foi inventando por um repórter só pra ter pauta!

    =D

    http://elefanteterrorista.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Admiro muito a profissão de jornalista e na minha vida, tenho um grande exemplo que eu vejo suando muito, mas fazendo o que gosta acima de tudo, e também por isso...pretendo daqui a no máximo 1 ano estar cursando comunicação social para poder exercer essa bela profissão.

    Postei a segunda continuação do conto, se quiser dar uma lida, sinta-se a vontade.
    És sempre bem vinda na casa do besouro...

    www.casadobesouro.blogspot.com

    ResponderExcluir

PP

Formada em Comunicação Social pela PUC-Rio. Jornalista e produtora audiovisual (e qualquer quebra-galho haha), foi repórter do "Jornal dos Sports", nas editorias de Educação, Cultura & Oportunidades, Saúde, Mais Esportes, e especiais de Futebol, entre 02 e 04. Em televisão, produziu e dirigiu o Programa Pessoa Portadora de Deficiência em Debate (TV Alerj), com Georgette Vidor - quando atuou como sua Assessora de Imprensa, durante nove meses. Passou na seleção do programa Estagiar da "TV Globo" - 04/2005 - para a produção de reportagem da Editoria Rio. Produziu reportagens para os jornais RJTV - primeira e segunda edição, Bom Dia Rio e colaborou com a produção de reportagem do Jornal Nacional, Bom Dia Brasil, Jornal Hoje e Jornal da Globo. Produziu também o Globo Cidade. Foi colaboradora da produção de reportagem do Fantástico, onde buscava personagens e pautas. Produziu o Documentário "Saúde do Professor" para a TV Escola - MEC, 2008. Também dirigiu e produziu o documentário "Hácesso" (34 minutos), com o apoio do cineasta Silvio Tendler, que foca o dia-a-dia de quatro pessoas com diferentes tipos de deficiência (superação, sexualidade, trabalho foram uns dos temas focados). Trabalhou durante dois anos na produtora audiovisual Comunicação Alternativa-Comalt onde produziu o longa-metragem "Alô, Alô, Terezinha", filme sobre Chacrinha, de Nelson Hoineff e outros produtos audiovisuais (TV, Cinema e Celular). Em 2009, passou novamente por um perído de reportagem do Fantástico, na Rede Globo. Em setembro de 2009, recebeu o convite do humorista Tom Cavalcante para Roteirista/ Participar da equipe do "Show do Tom", da Rede Record onde ficou até o fim do programa - dezembro de 2011. Em abril de 2012, recebeu o convite para integrar a equipe, como produtora de Reportagem, do novo programa da jornalista-apresentadora Fátima Bernardes, na Rede Globo.


Muitas ideias na cabeça e vontade...





Já colaborou com a comunicação da ONG CVI-Rio direcionada às pessoas com deficiência. Fez muitos bicos de assessorias de imprensa e eventos com escritores do Rio de Janeiro. Mas o primeiro trampo foi como animadora infantil - animou cerca de 300 "parabéns" - com as equipes "Tio Rodrigo"; "Rá, Tim, Bum" e por conta própria... E como aprendeu nessas festas. :)




Jornalismo como Missão. Humor para a Vida...



Buscar a verdade. Responsabilidade Social, muita "responsa"... Trabalhar em Equipe é fundamental para um sucesso de qualquer produto. Ajude quem estiver ao seu lado, independente da atitude do outro. Seja Grato e Gentil. Ética, Persistência (muita persistência), humildade e acreditar em si mesmo também são essenciais. Criatividade (opine), Ousadia e bom-senso. Faça Acontecer. Seu trabalho tem que ser uma diversão pra você. Fique ligado na Tecnologia. Não se "surpreenda" com alguma atitude negativa do seu próximo, apenas tente fazer a diferença naquilo que acredita, naquilo que faz. Não se "surpreenda" se toda sua força e desempenho incomodar - respire forte e continue trabalhando. Você vai "surpreender". A gente colhe o que planta e o mundo dá voltas, muitas voltas...

Sempre Estude muito sua área e um pouquinho das outras. Alguma atividade que ajude às pessoas, mesma que uma hora e outra. Esteja "perto de verdade", curta ao máximo aqueles que gosta, por menor que seja o tempo. É preciso se divertir fora do trabalho para este render mais e mais... E geralmente, as melhores idéias, pautas não acontecem em assembléias, mas nessas horas de lazer. Aprendizado?!?! Eternamente - até o último suspiro... Uffaaaaaaaaaaaaaa! Vamo que vamo...